top of page

JUIZ RECONHECE PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E CONCEDE GUARDA A EX-PADRASTO.





Em recente decisão, o juiz Lucas Chicoli Nunes Rosa, titular da Vara Única da comarca de São Lourenço do Oeste, reconheceu a paternidade socioafetiva e a guarda de uma criança de seis anos de idade ao ex-padrasto.


Após 3 anos de relacionamento com a mãe da criança, o término se deu em virtude dos problemas causados pela dependência química da mulher. Segundo o autor, que buscava o reconhecimento de paternidade há um ano, ele e a enteada criaram um vínculo muito forte e manteve cuidados afetivos e financeiros ao longo do tempo.


A mãe perdeu a guarda da filha por expor a criança a locais e perigos decorrentes do uso de drogas. Já o pai biológico, ainda sob investigação, foi denunciado pela sua mulher atual por abusos sexuais contra a criança. Os avós paternos revelaram desinteresse em ficar com a menina. Logo, a pequena passou a viver com uma tia por parte de pai.


Todas as testemunhas ouvidas durante o processo confirmaram que a criança reconhece o autor como pai e demonstra muito apreço pelo ex-padrasto. Os relatos também foram bastante positivos sobre os cuidados oferecidos à pequena.


Diante dessas informações, o juiz concedeu o reconhecimento da paternidade socioafetiva ao ex-padrasto, citando: “A Carta Magna coloca os interesses da criança e do adolescente em total primazia na sociedade. Em seu artigo 277 isso é explicitado de forma indelével. Dentro dos direitos elementares está o direito de ser reconhecido como filho”.

Assim, a criança receberá o sobrenome do novo pai e em sua certidão de nascimento serão acrescidos os nomes do pai socioafetivo e dos pais dele, como avós socioafetivos.


FONTE: TJ-SC



Sou José Rubens Hernandez, advogado e professor, responsável pelos conteúdos do Sucessão Legal, o portal que tem foco no planejamento sucessório.


Vem comigo!

47 visualizações0 comentário
whats.png
bottom of page